A nossa história
A Confraria do Queijo Serra da Estrela foi constituída no dia 8 de Fevereiro de 1989., tendo como seus fundadores os ilustres Confrades:
Eng. António Vasco Figueiras Ferreira
Dr. António Freire Lobo Vaz Patto
Dr. Vicente da Costa Pinto
Prof. Dr. Manuel Leal Freire
Dr. Joaquim Domingos Borrego
Dr. Adriano Mendes da Cunha Neves
Arq. Eduardo Osório Gonçalves
Dr. Pedro Couceiro da Costa
Sr. Carlos Manuel Vieira Mendes
Eng. Jorge Manuel Ferreira de Almeida
A Confraria tem a sua sede em Lajeosa, Oliveira do Hospital, e visa, como objetivos: a defesa, valorização e divulgação do Queijo Serra da Estrela. Como emblema, usa a flor do cardo, cujos mágicos estames provocam a coagulação do leite.
Da indumentária faz parte um chapéu largo, de feltro castanho-escuro, uma capa de pastor em serrubeco amarelo-torrado, varapau de pastor em marmeleiro e um colar em fita com as cores da Confraria amarela e azul, do qual penderá uma medalha com a flor do cardo gravada. Gravata amarela com a flor do cardo bordada.
Faz parte da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e da Confederação Europeia de Confrarias – CEUCO.
Sendo uma das confrarias mais antigas de Portugal, colabora intensamente com Confrarias Nacionais e Europeias, privilegiando sempre as Confrarias de Queijos.
Na sua vertente cultural, a Confraria do Queijo Serra da Estrela publicita temas como a pastorícia, a transumância, a arte de queijar e da conservação do queijo, a ovelha, o cão da Serra, etc., etc.. A confraria promoveu, em 2001, o 1º Congresso do Queijo Serra da Estrela, na cidade de Seia. Tem promovido cursos de provadores e provas orientadas de queijo.
A nível internacional, tem marcado presença em todos os Congressos Europeus de Confrarias Enogastronómicas, em Bruxelas, Valência, Verona, Porto e, em 2007, em Corfu – Grécia. (…)
Oliveira do Hospital, Primavera de 2008.
Francisco Antunes
Cavaleiro medieval, Capela dos Ferreiros, Oliveira do Hospital